O Shim Sham. A mais famosa das danças a solo praticada pelos Lindy Hoppers. Numa festa swing, quando uma das músicas associadas a esta coreografia começa a tocar, a maioria da sala junta-se em linha ou em círculo a Shim Sham’ar (vê o 1º vídeo).

É uma forma especial de ligação entre os vários participantes, e ligação ao passado. Este passado remonta ao final dos loucos anos 20. Na altura os performers de cabaret/bar apenas tinham a 4ªfeira de descanço. Para manter a animação nesse dia, aproveitavam a simples coreografia de sapateado criada por  Leonard Reed e Willie Bryant para colocar os clientes a dançarem. Era portanto uma forma dos entertainers serem entretidos…

Leonard Reed (esq.) e Willie Bryant (dir.)

No início dos anos 30, a coreografia foi simplificada pelo Frankie Manning (embaixador do Lindy Hop), retirando-lhe a maior parte do sapateado. Esta versão foi rapidamente acolhida pelos Lindy Hoppers, tornando-se parte do vernáculo da dança.

Entretanto várias versões, cada uma com as suas variações próprias, foram criadas e popularizadas por outros swing dancers, como o Al and Leon’s Shim Sham, o Dean Collins Shim Sham ou o mais recente Slip Slop Shim Sham, criado pelos Ninjammers. Podes ver todas estas versões na playlist abaixo, mas o mais fácil é começar pela versão simplificada do Frankie.

Uma dica se vais tentar aprender: O estilo básico do Shim Sham é com o centro de gravidade baixo. Mantem os joelhos dobrados a maior parte do tempo e coloca a enfase da pulsação do teu corpo na direcção do chão.

Neste vídeo de 2007 podemos ver o embaixador do Lindy Hop, Frankie Manning, a liderar um grupo aos 93 anos de idade. A música é . The song is Tuxedo Junction do Erskine Hawkins.

Dois icons das danças swing mostram uma das suas versões do Shim Sham.

Demonstração da versão clássica do Shim Sham pelo Frankie Manning, extraído do seu DVD instrucional.

Dancers from around the world dance a Shim Sham as a tribute to Frankie Manning on his 95th birthday. The video was edited by Akemi Kinukawa and was screened during the Frankie95 celebration held in New York City over the 2009 Memorial Day weekend. It features over 5,000 dancers from 22 countries in four and a half minutes of pure joy. Click the HQ button to watch in high quality.

Dean Collins e Bart Bartolo a fazer a sua versão do Shim Sham. Dean Collins foi o Lindy Hopper mais filmado na história, tendo centenas de participações em filmes e shows na TV.

Uma das nossas versões preferidas do Shim Sham.